top of page

AFROPUNK Brasil acontece neste fim de semana, com 19 atrações, 10 ativações, 15 patrocinadores e gerando mais de R$50 milhões para Salvador

  • Foto do escritor: Nassor  Oliveira Ramos
    Nassor Oliveira Ramos
  • há 11 minutos
  • 9 min de leitura

Festival acontece nos dias 08 e 09 de novembro, no Parque de Exposições de Salvador. Saiba todos os detalhes da quinta edição


ree

Consolidado como um dos principais festivais do circuito nacional, o AFROPUNK Brasil chega a sua quinta edição com um line-up que reafirma seu papel como vitrine da música negra global. O evento acontece neste fim de semana, nos dias 8 e 9 de novembro, no Parque de Exposições de Salvador, na Bahia, com 19 atrações, apresentando uma curadoria calibrada, com uma trilha sonora plural, nomes consagrados, revelações da nova cena junto a apostas que marcarão a edição. Últimos ingressos disponíveis!



ATRAÇÕES


ree

Pela primeira vez na América Latina, Coco Jones faz sua estreia no festival, no sábado, dia 08. A artista cativou o mundo com sua arte atemporal, voz sensual e canções emotivas, tornando-se artista revelação do R&B. Outra artista que chega pela primeira vez no Brasil, Tems é uma das grandes apostas da nova geração. A artista possui dois Grammys e mais de 90 indicações internacionais em sua trajetória – incluindo o Oscar. 



Um dos artistas mais importantes do rap nacional atualmente, o carioca BK’ chega com o frescor do disco Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer, aplaudindo a música brasileira em sua pluralidade. O álbum reúne participações de Djavan, Fat Family, Luedji Luna, Pretinho da Serrinha, Milton Nascimento e Evinha, e reafirma a posição do rapper como cronista do tempo. 


Liniker, por sua vez, retorna ao evento após participação especial na última edição – a convite de Lianne La Havas. A artista traz o elogiado show do álbum CAJU (2024), que mergulha em sonoridades afro-brasileiras e afetividades negras com composições sensíveis, beats suaves e vocais marcantes. Já o Rei do Pagode, Péricles, estreia no AFROPUNK com seu timbre inconfundível e carisma contagiante. O artista conduz uma verdadeira roda de celebração e emoção, unindo sonoridades e gerações com sua musicalidade envolvente.


Os grupos conterrâneos BaianaSystem e ÀTTØØXXÁ ecoam toda a potência criativa da Bahia para o mundo. Parada obrigatória no festival, o groove do ÀTTØØXXÁ e seus beats explosivos agitam o sábado. 


Com toda mistura da guitarra baiana, eletrônica, dub e reggae, a sonoridade inconfundível do BaianaSystem e seu discurso afiado, serão ainda mais icônicos com a estrela jamaicana Sister Nancy, que farão um espetáculo à parte no palco do AFROPUNK Brasil. 


O line-up desta edição ainda revela Budah, uma das principais vozes femininas do rap nacional, que chega com o show da turnê PÚRPURA – homônima ao seu primeiro álbum de estúdio, lançado em outubro de 2024. A artista convida o rapper, compositor e produtor musical Wyclef Jean, que fez história no lendário grupo Fugees.


Núbia e o seu reggae maranhense também estarão presentes no palco em um novo show convidando o bloco afro Muzenza, para uma apresentação inédita que promete ser um dos momentos mais emblemáticos. Adicionando novas camadas à experiência musical, o festival convida uma das vozes mais autênticas do funk brasileiro. MC Luanna chega ao palco do AFROPUNK Brasil com sua performance explosiva, lirismo direto e atitude transgressora, ocupando um lugar central entre os novos nomes que desafiam convenções e ampliam o alcance do gênero. 


Direto de São Gonçalo, Rio de Janeiro, o elogiado trio Os Garotin, que conquistou o país com o álbum de estreia Os Garotin de São Gonçalo – vencedor do Grammy Latino 2024 –, estreia no AFROPUNK com sua sonoridade nostálgica, mesclando R&B e Soul Music. Os DJs Umiranda e Boneka também chegam para celebrar a primeira meia década de uma história gigante da plataforma cultural no Brasil. 


Completando o line-up, o espetáculo “40 anos da AFRO Axé Music: Tatau convida Márcia Short e Lazzo Matumbi”, uma homenagem potente e necessária à história de um dos gêneros mais revolucionários da música popular brasileira. O espetáculo propõe um mergulho profundo nas raízes do movimento que, nascido das ruas, terreiros e blocos afro da Bahia, moldou o imaginário musical brasileiro e conquistou o país a partir da década de 1980. 


Com Tatau assumindo o centro do palco, não apenas como voz consagrada do AraKetu, mas como um dos grandes caneteiros da axé music, essa performance se confirma histórica junto a força de uma das maiores vozes da Bahia, Márcia Short, e o ícone incontornável da música negra brasileira, Lazzo Matumbi. 


HORÁRIO DOS SHOWS:


Sábado - 08 de novembro

DJ Boneka - 17h30

Núbia convida Muzenza - 19h00

Budah & Wycleff Jean - 20h10

Coco Jones - 21h20

Péricles - 22h30

BK' - 23h40

ÀTTØØXXÁ - 00h40

Paredão - 01h50



Domingo - 09 de novembro

DJ Umiranda- 17h30

Mc Luanna - 18h50

Os Garotin - 20h00

Tems - 21h00

Liniker - 22h20

Baianasystem convida Sister Nancy - 00h00

Tatau convida Márcia Short & Lazzo Matumbi - 01h00

Paredão - 02h10


TURISMO:


O AFROPUNK Brasil não só reafirma seu papel como vitrine da música negra global, mas também reforça-se como plataforma de turismo. O evento, receberá um público 40% vindo de fora da Bahia, onde são fãs de todos os estados brasileiros, além de estrangeiros de 25 países. 


“O  AFROPUNK é muito mais que um festival. É uma grande plataforma de cultura e turismo. Em 2025, além de, novamente, ter pessoas vindo de todos os estados brasileiros, batemos o recorde com estrangeiros vindos de mais de 25 países. Isto comprova a posição do AFROPUNK Brasil ser este grande encontro global e ser o festival fora do Sudeste que mais recebe pessoas de fora da cidade anfitriã”, diz Potyra Lavor, CEO da IDW Company. 


No último ano, o AFROPUNK Brasil gerou mais de  50 milhões de reais apenas na cidade de Salvador. Esse ano, a ideia é crescer ainda mais. “Pelo terceiro ano consecutivo, temos fãs vindo de todos os estados do Brasil, além de um grande número de pessoas vindo dos Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia, França e outros. O impacto econômico na cidade é enorme gerando crescimento, majoritariamente, para empreendodores negros da Bahia”, completa. 


O ranking de estados brasileiros que estarão presentes - fora Bahia - são São Paulo, ⁠Rio de Janeiro, ⁠Minas Gerais e ⁠Pernambuco. Enquanto, países que terão visitantes no AFROPUNK Brasil são Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia, França, Alemanha, Holanda - Países Baixos, Espanha, Chile, Uruguai e outros. 


“Fazemos uma pesquisa com cada pessoa que compra o ingresso deixando a experiência ainda mais completa e para termos todos esses dados para ampliar nossa visão sobre nosso público. Sentimos que a cada ano a procura só aumenta e creditamos isso a nossa curadoria que a cada festival traz algo que o público realmente quer ver”, finaliza. 


ATIVAÇÕES:

O evento chega a sua quinta edição com 15 patrocinadores, 10 ativações e experiências imersivas criadas especialmente para o público. O AFROPUNK Brasil contará com stands de marcas como Banco do Brasil, Coca-Cola e Red Bull, unindo propósito e interação com os visitantes.Neste ano, o festival expande não apenas o alcance da sua curadoria musical, com 19 atrações nacionais e internacionais, mas também o espaço de diálogo com marcas que acreditam na força da diversidade e da criatividade como motores de transformação.


Patrocinador master, o Banco do Brasil apresenta o festival e reforça seu compromisso com a cultura negra ao criar para o público um espaço inspirado na ancestralidade, unindo identidade e tradição. Clientes que adquirirem ingressos com cartões BB Visa têm 20% de desconto e podem parcelar em até 6x sem juros. Durante o evento, os clientes BB Visa também contam com benefícios exclusivos, como acesso facilitado via fast pass, 10% de desconto na loja oficial do AFROPUNK Brasil e participação em ativações especiais no estande do Banco do Brasil.Para celebra a autoexpressão, beleza e protagonismo negro, a Salon Line terá um espaço imersivo e divertido.


O público poderá participar de ações como o “Glambot”, que registra vídeos dos participantes para exibir no telão do espaço, mergulhar na “Piscina de Brindes” para ganhar prêmios surpresa, ou passar na “Estação de Beleza”, onde profissionais realizam penteados com os produtos da marca das 18h às 00h. A experiência inclui ainda outras atividades como o estúdio de conteúdo, para gravar vídeos curtos e mostrar a criatividade e os looks, e a parede de experimentação dos produtos da marca.


A Coca-Cola, refrigerante oficial do festival, apresenta o Coke Studio, um espaço que conecta música, moda e identidade preta. O público poderá criar acessórios personalizados para compor o look,  como colares, cordinhas de óculos, salva-celular, e experimentar sons afro-brasileiros na oficina “Vista o Beat”, conduzida pela DJ Madame Bee, onde os participantes criam suas próprias batidas musicais em uma MPC (Music Production Controller). O espaço conta ainda com um paredão baiano instagramável e performances de DJs convidados nos intervalos do festival.O Spotify leva para o evento o Amplifika, programa da plataforma de streaming que impulsiona talentos negros e valoriza a cultura afro-brasileira. Os embaixadores do projeto estarão presentes no festival em rodas de encontros, reforçando a conexão entre música e representatividade. A marca assina também a identidade visual do backstage com um espaço exclusivo e personalizado na área dos camarins, dedicado à produção de conteúdo e à celebração dos artistas.


Pela primeira vez, o tradicional Paredão do AFROPUNK Brasil ganha a assinatura do Spotify. No final de cada dia, a ativação encerra as apresentações dos palcos e conduz o público até a saída, transformando o momento em uma grande celebração coletiva.


Realizado pela IDW Company, o AFROPUNK BRASIL conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, que terá um espaço voltado para serviços e afroempreendedorismo. A edição conta ainda com a participação de parceiros como Heineken, SEBRAE, Gol Smiles, British Council, Salvador Shopping, OEI, Red Bull, White Horse e New Era.



O QUE PODE E O QUE NÃO PODE:


PODE


  • Camisa de time

  • Garrafas de água de plástico e térmicas sem logo e lacradas

  • Óculos escuros

  • Documentos pessoais

  • Capa de chuva

  • Protetor solar para pele e labial

  • Carregador portátil

  • Até cinco alimentos para uso individual que não representem riscos à saúde e segurança, alimentos industrializados (barras de cereais, biscoitos e afins) e frutas

  • Carteira de cigarro (limite de uma por pessoa)

  • Álcool em gel de bolso

  • Mochila, ecobag, pochete e afins

  • Câmera portátil e analógica (saboneteira, instax ou polaroid)

  • Ingresso físico ou digital 

  • Boné, chapéu, touca e afins

  • Canga

  • Desodorante em creme ou roll-on



NÃO PODE


  • Buzinas de ar

  • Drones

  • Câmeras profissionais ou semi-profissionais

  • Bicicleta, skate ou qualquer outro tipo de veículo, motorizado ou não

  • Capacete de moto ou similares

  • Latas de refrigerante, suco e bebidas em geral 

  • Animais (Exceto cão guia)

  • Bandeiras e Faixas com mastro

  • Itens inflamáveis (Spray, Desodorantes Aerosol e afins) 

  • Armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo (Facas, Canivetes e afins)

  • Cadeiras e bancos

  • Substâncias Ilícitas 

  • Bebidas alcóolicas 

  • Objetos cortantes ou pontiagudos ( Tesoura, Estilete, Pinça, Garfo, Cortador de unha, Alicate, e afins)

  • Bastão para tirar fotos

  • Utensílios para armazenagem ( Isopor, Cooler e afins) 

  • Instrumentos musicais 

  • Substâncias venenosas e/ou tóxicas 

  • Bastão de led ou led portátil

  • Guarda-chuva


Outros objetos que possam causar danos, riscos ou importunação: Sujeitos ao critério de avaliação do time de produção, segurança e policiamento. 



ATENÇÃO:


- O portador do ingresso passará por revista corporal e inspeções

- Os objetos não autorizados serão descartados

- Não há guarda volumes no espaço



TRANSMISSÃO:


A transmissão vai acontecer pelo perfil do AFROPUNK no YouTube a partir das 17h até às 02h - contemplando todos os shows, com exceção do Paredão em ambos os dias. A transmissão não ficará disponível após o encerramento do evento.


Além disso, acontecerá a cobertura pela TV Globo, no domingo, dia 09, que será transmitido após o Fantástico, em um especial AFROPUNK Brasil com os melhores momentos e apresentação de Kenya Sade e reportagem de Lucas Leto.




ACESSO - PORTÃO / TRANSPORTE:


O AFROPUNK Brasil vai acontecer no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador - Av. Luís Viana Filho, 1590 - Itapuã, Salvador - BA, 41730-101.Para quem vai de carro de aplicativo, só colocar o endereço. 


Há estacionamento no local -  R$40 carro, R$30 moto, R$50 Van e Ônibus.Funcionamento a partir das 9h e até uma hora após o término de cada dia.


A entrada do evento é pela Avenida Luis Viana Filho.


A Estação Mussurunga de metrô fica na entrada do Parque, é só desembarcar e seguir pelo lado esquerdo da passarela.


Na frente do Parque tem o Terminal de Ônibus de Mussurunga. Então, todas as linhas que seguem para a estação servem. Depois, é só atravessar a passarela que sai em frente ao Parque.


Caso queira descer na frente do parque, tem algumas linhas de ônibus:


1053 - Mussurunga x Barra 3

0310 - Aeroporto x Barroquinha

1625 - Aeroporto x Paripe

1055 - Est. Mussurunga x Ribeira


Outras linhas que também servem: 1079, 1077, 106901, 1049, 107801, 105302, 1067, 1057, 1625, 1069, 1025, 1078, 1070, 10571, 1025.


O AFROPUNK Brasil é apresentado pelo Banco do Brasil, com patrocínio do Governo Federal, Ourocard, Visa, Heineken e Coca Cola. O evento tem o apoio do Salon Line, SEBRAE, Salvador Shopping, do OEI, White Horse e New Era. A companhia aérea oficial é a Gol Smiles. O player oficial é Spotify, com parceria institucional da British Council / Ano Brasil Reino Unido. A edição 2025 do evento tem apoio institucional da PMS. Realização: IDW Company.


SERVIÇO

AFROPUNK Brasil 2025

Datas: 8 e 9 de novembro de 2025

Local: Parque de Exposições de Salvador


SOBRE A IDW

A IDW é uma empresa criativa de negócios focada em conteúdo e entretenimento. Atua também na produção de projetos especiais de conteúdo e entretenimento para grandes marcas, priorizando conexões, verdade, diversidade, trazendo resultados diferenciados, pautados em consistência e propósito. É a agência, por exemplo, responsável pela curadoria e produção da única edição do Club Renaissance na América Latina, que contou com a presença de Beyoncé.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

Gira Hub – contato@girahub.com 

Duo Comunicação - comunicacao@duo-br.com 


ree

 
 
 

Comentários


© 2023 | Ananda Savitri

RNBbr-Logo-Branco.png
  • Instagram
  • TikTok
  • Twitter
bottom of page