Moda que canta, música que desfila: o universo livre de Luiza Damas
- Nassor Oliveira Ramos

- 6 de set.
- 2 min de leitura
Modelo internacional e cantora de R&B, a artista da Baixada Fluminense transforma moda e música em uma só linguagem

De Nova Iguaçu para Milão. Essa é a trajetória de Luiza Damas, modelo internacional e cantora de R&B que carrega na voz e no corpo a síntese de duas artes: a música e a moda. A artista começou ainda criança, cantando em igrejas evangélicas da Baixada Fluminense. Hoje, já passou pelas passarelas da Europa e lança um novo capítulo de sua carreira musical com o single “Devaneios do Amor”.
“Me defino como uma artista livre. Em tudo o que eu crio, busco inovar e me reinventar, mas sempre mantendo um toque que é só meu”, diz.
Moda, música e liberdade criativa. Nas passarelas, Luiza constrói imagens que misturam delicadeza e força. No estúdio, transforma essa mesma energia em melodia. É nesse diálogo que a artista encontrou sua assinatura: estética como linguagem universal.
Suas primeiras referências vieram de casa. A avó Maria Luiza, que lhe apresentou a música, foi sua inspiração número 1. A mãe, responsável pela trilha sonora de infância, colocou no toca-CDs vozes como Whitney Houston, Mariah Carey e Christina Aguilera. Hoje, o fone de Luiza toca Jorja Smith, IAMDDB, Ebony e Duquesa, nomes que dialogam diretamente com a cena R&B global e com sua própria criação.

Devaneios entre realidade e ilusão. Em “Devaneios do Amor”, Luiza convida o público a mergulhar em um território de afetos e ilusões. A faixa reflete sobre a dificuldade de distinguir o real do fictício nas relações e sobre os vazios que tentamos preencher com o que é raso.
“Quero transmitir essa sensação de não saber o que é verdade no outro ou em nós mesmos. Trago essa reflexão de forma sensível e estética”, explica.
A estética do projeto traduz esse universo: azul e branco simbolizam calmaria e liberdade, enquanto o rosa e as flores trazem romance e drama. É a síntese do que a artista chama de sua fusão entre sensibilidade e intensidade.
Da Baixada para Milão, sem esquecer de onde veio. Orgulhosamente cria da Baixada Fluminense, Luiza leva consigo as ruas de Nova Iguaçu para os palcos e passarelas internacionais. “A Baixada é fértil, é pulsante. Carrego comigo esse lugar porque ele me formou”, afirma.

Com “Devaneios do Amor”, a artista reafirma sua potência: um corpo criador que transita entre a moda e a música, entre a espiritualidade e o contemporâneo, entre o local e o global. Uma voz brasileira que, cada vez mais, o mundo precisa escutar.

Marielli Patrocínio é jornalista com formação em Comunicação Social, especializada em Jornalismo de Moda, Comportamento e Cultura. Consultora de estilo disruptiva, modelo e comunicadora territorial, fala sobre tendências de comportamento, moda e autoestima da mulher negra, moda consciente, cultura popular e sociedade. Criadora de conteúdo do “Acredita Bunita” desde 2020 e podcaster do “Já tô com a roupa de ir”. Integra a Diretoria de Igualdade Étnico-Racial da Associação Brasileira de Imprensa e a equipe de comunicação do Rena Cultural, do tradicional Clube Renascença, reforçando seu compromisso com equidade e transformação social.





Comentários