top of page

Spark fala sobre trajetória, evolução sonora, seu novo single "Tempo Certo" e o futuro do R&B no Brasil

  • Foto do escritor: Nassor  Oliveira Ramos
    Nassor Oliveira Ramos
  • 11 de out.
  • 3 min de leitura
ree

Em entrevista exclusiva à R&B Brazil, o cantor e compositor Spark compartilhou detalhes sobre sua trajetória na música, sua relação com o R&B e o papel da Bahia e do Nordeste no fortalecimento da cena urbana nacional. O artista também refletiu sobre o processo de amadurecimento criativo, sua posição na produtora Nine Four e os próximos passos de sua carreira.


As origens: da fanfarra escolar à paixão pela arte


“Minha relação com a música é muito linda, porque começou lá atrás, quando eu era moleque em Feira de Santana”, conta Spark. “Pra ganhar uma bolsa na escola, eu tinha que fazer música. Foi assim que aprendi a tocar timbal na banda da fanfarra, um projeto do segundo turno.”

O contato com os instrumentos e a disciplina dos ensaios diários foram determinantes para moldar a base artística do cantor. “Minha relação com a arte veio da quebrada, com muita dedicação e curiosidade. Desde o início, eu entendia que a música exigia compromisso”, lembra.


Entre o pagode, o trap e o R&B


Com uma trajetória marcada pela experimentação, Spark conta que precisou passar por diferentes gêneros até entender sua verdadeira identidade sonora. “Quis testar um pouco de tudo pra entender o gênero que eu realmente curtia e no qual eu poderia evoluir mais. Lancei trap, toquei pagode, mas percebi que o R&B era onde eu me sentia em casa. Minhas músicas são R&B, meus shows são R&B.”

O artista ressalta que traz influências baianas em seus beats — das congas às batidas do pagodão. “Tem sempre uma percussão ali, uma célula rítmica da Bahia. Eu trago elementos do axé e do pagode pro R&B, sem perder a essência do gênero.”


O crescimento do R&B nacional


Ao analisar o cenário atual, Spark enxerga o R&B em ascensão no país:“De cinco anos pra cá, o gênero cresceu muito. Quando lancei meu primeiro projeto, pouca gente valorizava o R&B. Hoje, a galera entende que é um gênero forte, que exige estudo e versatilidade. Pra fazer R&B, você precisa buscar mais, entender melodia, harmonia, batida. É um gênero que pede mais da gente.”

Ele cita nomes como Luccas Carlos, Baco Exu do Blues e MC Cabelinho como artistas que têm ajudado a ampliar o alcance do estilo. “Acho que o público brasileiro ficou mais exigente. Tá cansado de ver só DJ e cantor. Quer banda, quer músico no palco. Isso é evolução. Ver artistas de trap, rap e R&B tocando com banda só enriquece o nosso movimento.”


ree

Nine Four e a força da nova geração


Sobre sua passagem pela Nine Four, Spark destaca o papel da produtora no desenvolvimento de talentos da cena. “A Nine tá numa crescente muito grande. O Dex voltou focado, o Ítalo vem crescendo demais. É um time que tá se estruturando com seriedade e visão de futuro.”

Segundo o artista, a gravadora está preparando novos projetos ambiciosos: “Tem coisa grande vindo aí, mas ainda não posso revelar. É gigante na cena.”


Novas sonoridades e colaborações


Falando sobre o momento atual, Spark adianta que busca uma sonoridade mais atmosférica e introspectiva:“Tenho escutado muito Partynextdoor, Leon Thomas, e artistas alternativos do R&B que ainda não são tão conhecidos, mas têm muito talento. Gosto de garimpar artistas com 50 mil ouvintes que são brabos, que têm identidade. Quero trazer uma vibe mais madura, pra shows com banda, com aquela energia de amor, superação, respeito — aquela música de pretão mesmo, sabe?”


Conselhos para artistas independentes


Encerrando a entrevista, Spark deixou um recado para quem está começando na música:“O segredo é ter disciplina e foco. Primeiro, saber o que você quer pra sua carreira. Você vai ouvir muitos ‘nãos’, então tem que ter uma mentalidade forte. Hoje, muitos artistas já têm estrutura básica pra produzir: um notebook, um microfone. O importante é começar. Eu mesmo passei meses aprendendo com meu produtor até conseguir me gravar. Quando comecei a me gravar, foi uma virada de chave — entendi onde minha voz soava melhor.”


Ele também reforça a importância da espiritualidade: “Nada acontece sem a bênção de Deus. Você pode ter milhões ou não ter nada, mas sem essa conexão, nada flui.”


Misturando elementos da música brasileira com todas influências mencionadas, Spark lança "Tempo Certo" , faixa disponível em todas plataformas digitais:



R&B Brazil agradece a Spark pela conversa e fica na expectativa dos próximos lançamentos e da tão aguardada turnê do artista, que promete consolidar ainda mais seu nome como uma das vozes mais autênticas do R&B brasileiro.


ree

 
 
 

Comentários


© 2023 | Ananda Savitri

RNBbr-Logo-Branco.png
  • Instagram
  • TikTok
  • Twitter
bottom of page